CTI Renato Archer coordena Semana Nacional de C&T em Campinas com apoio da Prefeitura e exposição na Lagoa do Taquaral

Matéria: Divulgação

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2013 ocorrerá entre 21 e 27 de outubro, com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”. Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação desde 2004, a iniciativa em Campinas é coordenada pelo CTI Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministério na cidade. Com o apoio da Prefeitura de Campinas, o evento ganha corpo e acontece em um dos parques mais populares da região, a Lagoa do Taquaral.

Serão estimuladas e promovidas atividades de divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com ao tema “Ciência, Saúde e Esporte”, escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. A proposta é motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.

Um dos principais objetivos da SNCT 2013 é debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. Uma educação de qualidade, que incorpore estas dimensões, é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

As atividades em Campinas

Visando atender a estes objetivos, as atividades deste ano acontecerão no Parque Portugal, conhecido por Lagoa do Taquaral. O local é de fácil acesso, sendo o principal local para a prática de esportes e lazer na cidade, com um público semanal da ordem de 50.000 visitantes. A organização do evento articula com as Delegacias de Ensino de Campinas o transporte de alunos de toda a cidade para visitação da exposição.

O CTI Renato Archer conduzirá uma exposição de conteúdos específicos em Tecnologias da Informação, como Microeletrônica, Robótica, Software, Tecnologias 3D e Virtualização. Já a Prefeitura de Campinas articula uma programação de atividades para os 7 dias do evento que inclui visitação a empresas de inovação da cidade – CPqD, CPFL, Rhodia e CNPEM já foram confirmadas, atividades esportivas com basquete, futsal, jogos de mesa, ginástica e atividades recreativas, palestras de divulgação de temas atuais da área de saúde e apresentações circenses.

A abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 em Campinas acontece no dia 20 de outubro, às 19hs, com o show do jazzista brasileiro Sandro Albert. O encerramento, no dia 27, contará com a Orquestra Sinfônica de Campinas. A programação detalhada do evento será divulgada nos próximos dias.

Site: www.cti.gov.br/snct2013/

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *