Livro sobre meio ambiente mostra como surgiram e como são as áreas protegidas brasileiras

unidades-de-conservacao

Matéria e foto: Divulgação

O que motivou o surgimento das categorias de manejo das unidades de conservação que constituem nosso atual sistema de áreas protegidas?

 A resposta está no livro Unidades de Conservação, lançamento da parceria Matrix Editora / IPÊ Instituto de Pesquisas Ecológicas.

O trabalho se baseia em uma série de entrevistas com personagens marcantes da história de nossas Unidades de Conservação e busca explicar a origem das categorias de manejo desse tipo de espaço criado no Brasil. Para tal, foi necessário conhecer a origem das primeiras áreas protegidas criadas no mundo, passar pelos inúmeros Tratados, Conferências e Congressos Internacionais e culminar em uma intensa e laboriosa análise do contexto ambiental e político brasileiro.

O presente livro é fruto de um desafio proposto por Claudio Pádua durante curso do Mestrado realizado na Escola de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – ESCAS do IPÊ. Defensor público de uma simplificação drástica no número de categorias presentes em nosso Sistema de Unidades de Conservação (SNUC) buscava uma resposta que explicasse a gama de categorias de unidades de conservação existentes no Brasil.

Os autores

Claudio Valladares Padua. Administrador de empresas e biólogo. Possui mestrado e doutorado pela Universidade da Flórida em Gainesville, EUA. É professor aposentado da Universidade de Brasília. Atualmente exerce a função de reitor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e Vice-Presidente do IPÊ Instituto de Pesquisas Ecológicas. Cláudio é também pesquisador associado sênior da Columbia University em Nova York.

Angela Pellin. Bióloga formada na Universidade Federal do Paraná, especialista em biologia da conservação e doutora em ciências da engenharia ambiental pela Universidade de São Paulo. Possui experiência no setor governamental e não-governamental e já atuou em projetos relacionados a criação e gestão de áreas protegidas públicas e privadas na Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Amazônia. Atualmente é pesquisadora do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e docente no curso de mestrado da ESCAS – Escola de Conservação Ambiental e Sustentabilidade.

Fabiana Pureza. Pedagoga, especialista em Gestão Ambiental pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Conservação da Biodiversidade e Sustentabilidade pela ESCAS/IPÊ.

Sobre a Matrix Editora

Matrix Editora possui cerca de 450 títulos publicados e faz cinco novos lançamentos a cada mês. Em seu catálogo constam autores de destaque como Millôr Fernandes, o ator norte-americano Steve Martin e best-sellers como Mothern, Proibido para Maiores e Bem-vindo ao Inferno.

Unidades de Conservação
240 páginas
R$ 49,90

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *