‘Polícia Federal – A Lei é Para Todos’ estreia em 7 de setembro e conta os bastidores da operação ‘Lava Jato’

Dirigido por Marcelo Antunez e Produzido por Tomislav Blazic, a ficção tem no elenco nomes como Antonio Calloni, Flavia Alessandra, Marcelo Serrado e Ary Fontoura

Matéria e foto: Divulgação

Maior investigação contra corrupção e lavagem de dinheiro da história do Brasil, a Operação Lava Jato há mais de três anos movimenta noticiários e se tornou um marco político para o país. No dia 7 de setembro, os brasileiros vão conhecer detalhes desconhecidos do caso em “Polícia Federal – A Lei É Para Todos”. O thriller dirigido por Marcelo Antunez acaba de ganhar cartaz e trailer. O vídeo destaca cenas de ação, histórias da força-tarefa e personagens que ganharam relevância a partir das investigações, desde sua origem até março de 2016, sob a ótica da equipe da Polícia Federal.

Inspirado no livro homônimo de autoria de Carlos Graieb e Ana Maria Santos, o thriller monta o passo a passo da investigação e os esforços para desvendar o esquema de lavagem de dinheiro e desvios para pagamento de propina para executivos de uma estatal petróleo, empreiteiras, partidos políticos e parlamentares. O elenco conta Antonio Calloni, Flávia Alessandra, Bruce Gomlevsky, Marcelo Serrado, João Baldasserini, Rainer Cadete, Ary Fontoura, entre outros. Produzido por Tomislav Blazic (New Cine & TV), com roteiro de Gustavo Lipsztein e Thomas Stavros, o longa tem distribuição da Downtown Filmes/Paris Filmes.

Ambientado no Paraná, estado onde nasceu a operação, o longa parte do ponto de vista do delegado Ivan (Antonio Calloni), que coordena a força-tarefa em conjunto com o Ministério Público e mostra os bastidores: obstáculos, conflitos e as pistas que levaram esses policiais ao esquema de desvio de dinheiro público.

Segundo o diretor Marcelo Antunez, a história da operação não poderia passar em branco: “Gosto muito de poder abordar uma questão de agora ou do futuro que afete a vida de todos nós. Esse filme tem um quê de realização pessoal pra mim. É exatamente o que eu adoraria fazer e, enfim, apareceu uma circunstância sensacional. Por ser um assunto que mexe com o país inteiro, a Lava Jato atrai mais ainda a atenção. É uma oportunidade ótima para inserirmos um thriller”.

O produtor Tomislav Blazic revela que a operação foi tomando vulto e chamou sua atenção para a necessidade de levar o assunto às telonas: “Estava desenvolvendo um filme sobre tráfico de drogas, também sob a perspectiva da Polícia Federal. Mas, de repente, a Lava Jato começou a ficar fora da curva e aquilo me fez mudar de rumo. Achei que fazer um longa com esse tema seria importante para fazer com que a sociedade reflita o mal que a corrupção gera. Um câncer maligno que precisa ser combatido”.

O distribuidor Bruno Wainer, da Downtown Filmes, aposta que todos querem saber como foi que uma investigação sobre tráfico de drogas em Curitiba acabou levando à prisão de poderosos em São Paulo, Rio e Brasília: “Nós só passamos a prestar atenção na Lava Jato quando ela ficou grande. O filme conta o que veio antes”.

Sinopse

O filme conta a saga da maior e mais bem-sucedida operação de combate à corrupção da história do país – a Operação Lava Jato. Pelo ponto de vista do delegado Ivan (Antonio Calloni) e de sua equipe da Polícia Federal, em conjunto com a força-tarefa do Ministério Público Federal, o longa revela os esforços para desvendar o esquema de lavagem de dinheiro e  pagamento de propinas a executivos de uma estatal de petróleo, empreiteiras, partidos políticos e parlamentares. O thriller mostra ainda o papel decisivo da Justiça para que a investigação não fosse destruída pelas forças políticas envolvidas.

Ficha técnica:
Elenco: Antônio Calloni, Flávia Alessandra, Bruce Gomlevsky
Atores convidados: Ary Fontoura e Marcelo Serrado
Com: João Baldasserini, Leonardo Franco, Rainer Cadete, Adélio Lima e Samuel Toledo
Participação especial: Sandra Corveloni e Laura Proença
Produção: Tomislav Blazic
Direção: Marcelo Antunez
Roteiro: Gustavo Lipsztein e Thomas Stavros
Produção executiva: Mariza Figueiredo
Fotografia: Marcelo Brasil – ABC
Arte: Dany Espinelli
Som direto: Leandro Lima e Cristiano Maciel
Figurino: Renata Russo
Maquiagem: Luiz Gaia
Montagem: Marcelo Moraes
Música original: Fabio Mondego, Fael Mondego e Marco Tommaso – Bandeira 8
Edição de som e mixagem: Ricardo Cutz – 106db
Finalização de imagem: O2 Pós
Coprodutor: Saulo Moretzsohn

Sobre o diretor

Marcelo Antunez iniciou sua carreira no final da década de 90 como diretor de filmes publicitários para TV e cinema, alguns premiados em festivais internacionais, para as maiores agências do país. Recentemente tornou-se diretor de grandes sucessos de bilheteria do cinema nacional.

Diretor em conjunto com Roberto Santucci dos filmes “Um Suburbano Sortudo” (2016), comédia com Rodrigo Sant’anna; “Até que a Sorte nos Separe 3” (2015), com Leandro Hassum; “Qualquer Gato Vira-lata 2”, sucesso de público em 2015; foi diretor assistente em “O Candidato Honesto”, com Leandro Hassum, sucesso em 2014; “Até que a Sorte nos Separe 2” (2013), com Leandro Hassum; “De Pernas para o Ar” (2010). Foi produtor do filme “Alucinados” (2005), dirigido por Roberto Santucci.

Sobre o produtor

Tomislav Blazic foi diretor de produção e produtor executivo da J.B. Tanko, do grupo “Os Trapalhões” e também da Demuza Produções Artísticas (Dedé, Mussum e Zacarias).

Produtor executivo de inúmeras coproduções norte americanas, entre elas 007 Foguete de Morte, no Pão de Açúcar, com o ator Roger Moore, Anaconda, entre outras.

Produtor de grandes eventos: Free Jazz Festival, Fórmula 1, Hollywood Rock, Hollywood Motocross e, mais recentemente, o filme Vestido pra Casar, com Leandro Hassum. O filme foi um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema nacional de 2014. Atualmente, está trabalhando na preparação dos filmes: Nada é por Acaso, Encosto não se Discute, O Advogado de Deus, Velho é a Mãe e a série de televisão Tráfico de Drogas e Armas.

Sobre a New Cine & TV

Profissionais experientes em cinema e televisão se associaram para criar a atual NEWCINE & TV. A empresa coordena uma associação de produtores: Raconto Produções, Mirabolante Produções, Liberty Pictures, entre outros associados.

A New Cine nasceu em agosto de 2014, com o lançamento do filme “Vestido pra Casar”, com Leandro Hassum. O filme foi um dos maiores sucessos daquele ano. Entre os filmes em produção estão “Nada é por Acaso”, “Encosto não se Discute”, “O Advogado de Deus”, “Velho é a Mãe”.

Sobre a Downtown Filmes

Fundada em 2006 a Downtown Filmes é a única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. Desde de 2011, ocupa a posição da distribuidora número 1 no ranking de filmes nacionais. De 2013 até hoje, vendeu mais de 50% de todos os ingressos de filmes brasileiros lançados. Até Janeiro de 2017 a Downtown Filmes lançou 97 longas nacionais, que acumularam mais de 95 milhões de ingressos.

Sobre a Paris Filmes

A Paris Filmes é uma empresa brasileira que atua no mercado de distribuição e produção de filmes, primando pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais, como o premiado “O Lado Bom da Vida”, que rendeu o Globo de Ouro® e o Oscar® de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013 e “Meia-Noite em Paris”, que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, a distribuidora tem também em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias “De Pernas Pro Ar” e “Até Que a Sorte nos Separe”. Nos
últimos anos, a Paris lançou o vencedor do Grande Prêmio do Júri em Cannes 2013, “Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum”, dos irmãos Coen; o aclamado “O Lobo de Wall Street”, de Martin Scorsese, “Mapas Para as Estrelas”, de David Cronenberg (Melhor Atriz no Festival de Cannes – Julianne Moore); a primeira adaptação animada da obra-prima de Antoine de Saint-Exupéry, “O Pequeno Príncipe”; e as continuações A Série Divergente: “Insurgente” e o esperado final de Jogos Vorazes  em “A Esperança – O Final”. Em 2016, os indicados ao Oscar® “Brooklin” e “O Lobo do Deserto”; o terceiro capítulo da série Divergente, “Convergente”, “Truque de Mestre – O 2º Ato” e sucessos do cinema argentino como “Kóblic”, com Ricardo Darín, foram os grandes destaques; assim como a biografia do lutador José Aldo em “Mais Forte Que o Mundo”. Produzidos pela Paris Entretenimento, há ainda “Um Namorado Para Minha Mulher” e “Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina”. Em 2017, a empresa está à frente de lançamentos como “La La Land – Cantando Estações”, grande vencedor da 74ª edição do Globo de Ouro, com 7 estatuetas incluindo Melhor Filme de Comédia ou Musical, “Power Rangers”, “Internet – O Filme”, “A Cabana”, “Meus 15 Anos”, entre outros.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *