Renato Viégas expõe encáusticas e monotipias na Escola da Cidade

Exposição com curadoria de João Bandeira acontece de 21 de setembro a 11 de outubro

Matéria: Divulgação

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo promove de 21 de setembro a 11 de outubro, a exposição Renato Viégas – Desenhos, apresentando cerca de 50 desenhos que empregam principalmente as técnicas de encáustica e monotipia sobre papel. A curadoria da exposição é de João Bandeira.

Formado em arquitetura e com uma longa carreira profissional nessa área, Renato manteve em paralelo uma produção como artista, porém até então pouco conhecida publicamente. A exposição é, assim, uma oportunidade de se conhecer essa produção, apresentando uma seleção bastante representativa de trabalhos realizados pelo artista nos últimos cinco anos, nos quais procura, como ele mesmo destaca, “dar vez à força expressiva do material e fazer a composição surgir do método”.

Na sua trajetória, o desenvolvimento de uma prática ampliada de desenho, envolvendo técnicas diversas, vem desde meados dos anos 1960. Nesse período, Renato foi aluno de Wesley Duke Lee, na faculdade, e próximo de outros arquitetos tornados artistas, como José Resende, Carlos Fajardo e Aieto Manetti. Mais do que fórmulas, o aprendizado e a troca de experiências naqueles anos, propiciou a liberdade intransferível da imaginação individual na pesquisa artística, contrabalançando o necessário rigor do desenho como projeto no âmbito da arquitetura.

Para o curador, esse equilíbrio permanece nos desenhos agora expostos, que sugerem um trato simultâneo com o controle e o acaso, deixando à vista os rastros materiais e gestuais da construção de cada trabalho, sejam os que resultam das receitas de encáustica que Renato prepara e aplica sobre o papel (utilizando cinzas, pó de pedra, grafite e outros pigmentos naturais, principalmente os derivados de terras), sejam as marcas dos instrumentos que ele descobre, modifica ou inventa para realizar suas monotipias. Sobre o seu trabalho, o crítico e historiador da arte Rodrigo Naves escreveu: “não diria que Renato nasceu pronto. Isso não existe (mesmo Pelé precisou aprender a usar a perna esquerda). Suas sobreposições tonais, com encáustica quente e fria, parecem desafiar o rigor geométrico do traçado de base com leves diferenciações Essa sua primeira individual é surpreendente por uma sutileza que só a maturidade concede”.

Currículo do artista

Renato Viégas formou-se em arquitetura pelo Mackenzie, em 1967. No início de sua carreira deu aulas de desenho no Instituto de Arte e Decoração (IADE) e de Comunicação Visual, na FAAP. Em 1972, ingressou na área de transportes públicos. Foi gerente de projeto civil e de planejamento, tanto do Metrô, como da CPTM. Foi ainda diretor de planejamento do Metrô e, mais recentemente, presidiu a Emplasa (2011 a 2014). Entre seus projetos estão a Rodoviária do Tietê e as estações de Itaquera e da linha Paulista, do Metrô. Coordenou a exposição “Metrô – A Arquitetura de suas Estações”, que recebeu o Prêmio Especial do júri da Bienal Internacional de Buenos Aires de 1993.

Currículo do curador

João Bandeira é escritor e crítico de arte. Foi Curador do programa de exposições do Centro Maria Antonia da USP (2005 a 2016) e atualmente é Coordenador do Espaço das Artes da ECA-USP. Autor e organizador de vários livros, entre eles Arte Concreta Paulista – Documentos (Cosac Naify, 2003), Historicidade e Arte Contemporânea – Ensaios e Conversas (org. com Sônia Salzstein, USP/ICC, 2011) e Quem Quando Queira (Cosac Naify, 2015), curou exposições de artistas como Evgen Bavcar (Itaú Cultural, 2003), Maurício Nogueira Lima (Maria Antonia, 2008), Nuno Ramos, Cildo Meireles (ambas no Maria Antonia, 2013) e Lina Bo Bardi (Sesc Pompeia, 2014).

Serviço:
Exposição Renato Viégas – Desenhos
Período: 21/09 a 11/10
Horário de visitação:
Abertura: 21/09, às 18h30
Demais dias: segunda à sexta, das 10h às 20h / sábados, das 10h às 14h
Local: Escola da Cidade (Rua General Jardim, 65, Vila Buarque)

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *