Teatro MuBE Nova Cultural estreia montagem Éfeso

efeso

Peça de teatro inédita mescla a contemporaneidade e o épico

Fonte: Teatro MuBE Nova Cultural

O Teatro MuBE Nova Cultural apresenta o espetáculo Éfeso, na montagem realizada pela Cia Alvo,  Éfeso – O regresso – é uma produção que traz uma adaptação que mescla a contemporaneidade e o épico. O espetáculo ficará em cartaz até o dia 22 de novembro, com apresentações sempre aos sábados às 18h.

A história se passa em meados do século XI, onde um grupo de guerreiros cruzados comandados por Jean de Clermont sai em direção a Jerusalém, com o objetivo de retomar à terra prometida, durante a trajetória junta-se ao grupo o Cristão Heitor e seus guerreiros. Chegando a Jerusalém uma parte dos cristãos de Éfeso não aceita a barbárie da luta causando assim uma divergência de opiniões: de um lado os fundamentos da Igreja Medieval imposta por Jean e seu conceito de Guerra Santa, do outro os fundamentos da fé e o amor de Deus. Na luta em busca de implantar sua filosofia, Jean captura Heitor, líder do grupo de Éfeso, e o leva para ser morto como herege em praça pública.

Em um discurso poético, cômico e literário, a fé e o amor são abordados num contexto de sobrevivência e poder. Além da adaptação inédita, o espetáculo traz outro grande diferencial, durante a apresentação um trio de musicistas interage com a história, conseguindo uma harmonia perfeita entre a arte da encenação e a linguagem musical.

A Cia Alvo já produziu a montagem “Gálatas” sucesso que ficou em cartaz em 2012 na cidade de São Paulo, a qual já trouxe a ideia de uma nova roupagem à narração bíblica. A história retratada de Paulo e seus companheiros de viagem eram representados como “mochileiros” que percorreram as cidades levando as “boas novas”, ou seja, o evangelho de Cristo.

O espetáculo Éfeso está com a direção de Fabiano Moreira, orientação de dramaturgia de Verônica Nobili, com base na pesquisa histórica de João Alves, direção musical de Rebello Alvarenga e preparação do elenco por Ney Piacentini.

Sinopse

Em meados do século XI, um grupo de guerreiros Cruzados comandados por Jean de Clermont sai em direção a Jerusalém, com o objetivo de retomar à terra prometida. Durante a trajetória, junta-se ao cristão Heitor e seu grupo de guerreiros. A não aceitação da barbárie da luta por parte dos cristãos de Éfeso causa uma divergência de opiniões: de um lado os fundamentos da Igreja Medieval e seu conceito de Guerra Santa, do outro os fundamentos da fé e o amor de Deus. Na luta em prol de sua filosofia, Jean captura Heitor – líder do grupo de Éfeso – e o leva para ser morto como herege em praça pública.

Ficha técnica:
Direção geral:
Fabiano Moreira
Elenco: Alexandre Paro,Beto Filho, Elaine Silva, Letícia Teixeira, Luana Chacon, Simone Alves, Tânia Leite e Thaís Casemiro
Direção musical: Rebello Alvarenga
Assistente de direção: Franciely Comunello
Dramaturgia: Veronica Nobili
Preparação de atores: Ney Piacentini
Maquiagem: Fernando Araujo
Pesquisa: João Alves
Cenografia: Thiago Martins
Direção de produção: Mpmidia
Produção executiva: Danielle de Andrade
Comunicação: Jussara Moreira

Serviço:
• Éfeso (até 22 de novembro)
Gênero: Drama
Duração: 50 minutos
Ingressos:
R$ 30,00
Quando: Sábados (18h)
Local:
Teatro MuBE Nova Cultural ( Rua Alemanha, 221, Jardim Europa)
Censura: Livre
Estacionamento: R$ 25,00 (valet)

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *