sábado, 13 julho, 2024
Notícias

Retiro liderado pelo Monge Daiko Sensei, com participação especial da Monja Coen Roshi, presta homenagem ao nascimento de Buda

GOTAN-E SESSHIN - De 5 a 7 de abril, no Zendo Brasil

Crédito: Divulgação

Matéria e foto: Divulgação

Buda nasceu em Kapilavastu na Índia e ainda bebê estendeu o bracinho direito para cima e o esquerdo para baixo e proclamou: “Entre o céu e a terra, sou o único a ser venerado”. Sobre sua cabeça caiu uma fina chuva doce, sinal dos seres celestiais que abençoavam o recém-nascido.

Liderado pelo Monge Daiko Sensei, discípulo da Monja Coen Roshi, o Gotan-e Sesshin presta uma homenagem ao nascimento de Buda, no qual será praticado a essência de seus ensinamentos, transmitidas além das escrituras. As práticas são seguidas de 10 períodos de Zazen, a meditação silenciosa que é a base do Zen-Budismo, que tem o objetivo de manter a mente aberta, sem apegar-se aos pensamentos que fluem livremente. O retiro se encerra no domingo, com a cerimônia de banhar a estátua do pequeno bebê Buda.

Gotan-e Sesshin acontece entre 5 e 7 de abril, no Zendo Brasil, com possibilidade de participação on-line. O templo, que fica em São Paulo, não oferece hospedagem e, excepcionalmente, não será servido o almoço no sábado.

Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil.  Coen Roshi compartilha sua sabedoria acumulada ao longo de décadas de dedicação espiritual.

Foi ordenada monja em 1983.  Após viver 12 anos no Japão, retornou ao Brasil para liderar, durante seis anos, as atividades do Templo Busshinji, sede da tradição Soto Shu da América do Sul.  Em 2001 fundou a Comunidade Zen Budista, com sede no Templo Tenzui Zenji, no bairro do Pacaembu em São Paulo.

Orienta discípulas e discípulos no Rio Grande do Sul, DF, Paraíba, Rio de Janeiro e interior de São Paulo (Ribeirão Preto). Participa de diversas atividades públicas, incluindo encontros inter-religiosos, buscando promover o princípio da não violência ativa e da cultura de paz.

Autora de mais de 30 livros, entre eles “Viva Zen, “Sempre Zen”, “A Sabedoria da Transformação”, “108 Contos e Parábolas Orientais”, “O Monge e o Touro”, “O Sofrimento é Opcional”, “Zen para Distraídos”, “O Inferno somos Nós (com Leandro Karnal), “A Monja e o Professor” (com Clóvis de Barros Filho) e Que sementes você está regando.

Serviço:
Retiro liderado pelo Monge Daiko Sensei, com participação especial da Monja Coen Roshi
Datas: de 5 a 7 de abril
Horários:

  • Sexta-feira: das 19h45 às 21h30
  • Sábado: das 6h45 às 21h30
  • Domingo: das 6h45 às 11h

Valores: entre R$ 75,00 e R$ 400,00
Local: ZENDO BRASIL (Rua Desembargador Paulo Passaláqua, 134, Pacaembu, São Paulo/SP)
Inscrições até 31 de março no site Zen do Brasil (após esta data, enviar um e-mail para zendobrasil@gmail.com  ou zendaiko@gmail.com)

Leave a Response