domingo, 21 abril, 2024
Cinema

Vencedor do Oscar de melhor documentário, ’20 Dias em Mariupol’, de Mstyslav Chernov, segue em cartaz nos cinemas brasileiros

Outro indicado ao Oscar - 'As 4 Filhas de Olfa', de Kaouther Ben Hania - também pode ser visto em salas ao redor do país

Crédito: AP Photo Mstyslav Chernov

Os dois filmes são distribuídos nacionalmente pela Synapse Distribution

Matéria: Divulgação
Foto: AP Photo Mstyslav Chernov

“20 Dias em Mariupol”, que venceu no último domingo o Oscar 2024 de melhor documentário em longa-metragem, continua disponível em cinemas do Brasil, com distribuição da Synapse Distribution. O circuito de exibição do filme compreende salas nas cidades de Niterói, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Fortaleza, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Poços de Caldas (MG) e Curitiba.

Dirigido por Mstyslav Chernov, “20 Dias em Mariupol” também foi premiado nas edições deste ano do Festival de Sundance, do Critics’ Choice Documentary Awards e do BAFTA Awards. O filme acompanha jornalistas ucranianos que registram a invasão russa na cidade de Mariupol, no início do conflito entre os dois países. Sem saída, a equipe registra desastres em alta escala, como o bombardeamento de um hospital-maternidade. No Rotten Tomatoes, o longa tem 100% de aprovação.

O público brasileiro ainda pode conferir nos cinemas outro filme indicado ao Oscar de melhor documentário neste ano: “As 4 Filhas de Olfa”, de Kaouther Ben Hania (“O Homem que Vendeu Sua Pele”). Também com distribuição da Synapse, o longa pode ser visto em Fortaleza, Salvador, Poços de Caldas (MG), Curitiba, Niterói, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Aracajú e São Paulo.

Vencedor do Olho de Ouro em Cannes, do francês Prêmio César e do Spirit Awards (o Oscar independente), “As 4 Filhas de Olfa” convida o público a conhecer a vida de uma mulher tunisiana que teve quatro filhas. As duas mais velhas desapareceram, e, para contar sua história, a diretora escalou atrizes que passaram a viver com Olfa por um tempo. O longa tem 95% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

Ficha técnica – “20 Dias em Mariupol”

Sinopse

Indicado ao Oscar 2024. Guerra da Ucrânia: uma equipe de jornalistas fica presa dentro da cidade sitiada de Mariupol, após a invasão russa. Eles lutarão para continuar o trabalho de documentação das atrocidades do conflito.

Ficha técnica:
Diretor:
Mstyslav Chernov
Roteiro: Mstyslav Chernov
Produção: Mstyslav Chernov, Michelle Mizner, Raney Aronson-Rath e Derl McCrudden
Produção de campo: Vasilisa Stepanenko
Direção de fotografia: Mstyslav Chernov
Edição: Michelle Mizner

Ficha técnica – “As 4 Filhas de Olfa”

Sinopse

Indicado ao Oscar 2024. A partir do desaparecimento de duas de suas quatro filhas, a história da família de Olfa é contada através de uma jornada de rebelião, violência e esperança.

Ficha técnica:
Diretora: Kaouther Ben Hania
Roteiro: Kaouther Ben Hania
Produção: Nadim Cheikhrouha, Habib Attia, Thanassis Karathanos e Martin Hampel
Elenco:
Olfa Hamrouni
Eya Chikhaoui
Tayssir Chikhaoui
Hend Sabri como Olfa
Nour Karoui como Rahma Chikhaoui
Ichraq Matar como Ghofrane Chikhaoui
Som: Amal Attia, Manuel Laval, Henry Uhl e Maxim Romasevich
Trilha sonora: Amine Bouhafa
Direção de fotografia: Farouk Laaridh
Edição: Jean-Christophe Hym, Qutaiba Barhamji e Kaouther Ben Hania

Sobre a Synapse Distribution

A Synapse, selo de exibição da SOFA DGTL, licencia e lança comercialmente uma média de 50 filmes por ano. Em 2023 lançou mais de 10 filmes nos cinemas, entre eles ‘A Sindicalista’, com Isabelle Huppert, ‘Blue Jean’, vencedor do prêmio do público em Veneza, ‘Herói de Sangue’, com Omar Sy, e ‘Meu Amigo Extraordinário’, com Ben Kingsley.

Leave a Response