terça-feira, 20 fevereiro, 2024
Turismo

Fazendas de Café são destaques do Turismo Rural Paulista

Crédito: Divulgação

Lugares surpreendentes que atraem turistas pela hospedagem histórica, gastronomia típica e pela vida simples do campo

Matéria e foto: Divulgação

O Turismo Rural paulista é referência nacional. Isto porque o cenário multifacetado do solo de São Paulo nos permite mesclar a simplicidade do passado com o conforto do mundo moderno. Hoje são contabilizadas mais de mil propriedades rurais mapeadas em favor do turismo, em meio a fazendas históricas, campings, pesque-pague, restaurantes de comidas típicas etc. Vale dizer que foi o café, há algumas décadas, que impulsionou o desenvolvimento de infraestrutura, estimulou o crescimento de indústrias relacionadas e atraiu investimentos e imigrantes.

As Fazendas de Café hoje atraem muitos turistas para a redescoberta de uma história que teve início lá atrás, muitas vezes em poder de nossos avós. A diversidade de opções para usufruir das delícias da terra paulista são incontáveis. A hospedagem em um dos inúmeros hotéis fazenda pode levar o turista a conhecer edificações do século 19 com todo conforto do século 21. As propriedades rurais oriundas, em sua maioria do período áureo da cafeicultura paulista, são responsáveis pela atração que exercem sobre turistas ávidos em conhecer este lado da vida mais simples e pacata de SP. Tudo isso com direito a café colonial, cachaça e vinho artesanais, doces e uma especial gastronomia onde o fogão a lenha faz toda a diferença.

Uma coisa é certa: o café é considerado a bebida mais consumida no mundo, depois da água – e São Paulo sempre foi um nome forte quando o assunto é café do Brasil. Boa parte dos produtores do país se concentra no nosso estado e tira proveito das características favoráveis da região para o cultivo. Tem mais: a história conta que a cafeicultura também foi peça fundamental na construção da malha ferroviária paulista, usada para escoar o produto para o litoral e alguns lugares ainda preservam essa importante história.

Abaixo, selecionamos cinco dos inúmeros hotéis que fazem parte dos cenários das fazendas de café no estado de São Paulo.

Destino: Espírito Santo do Pinhal

Pousada Famiglia Barthô

Pousada instalada dentro de uma fazenda centenária de café e agora também com vinhedo de uvas Syrah. A Fazenda Barthô é produtora de café e já foi cenário da novela Terra Nostra. Situada em Espírito Santo do Pinhal – SP a 90 Km de Campinas, a Pousada Famiglia Barthô oferece Jardim, Piscina com aquecimento solar, Bar, Restaurante, Três trilhas para caminhada, Lago com patos, Pescaria, Fazendinha com animais e aves exóticas, Campinho de futebol gramado, Beach Tenis, Bicicletas, Brinquedoteca e outros. Destaque para Cave Barthô, um Wine Bar que funciona com um cardápio de pratos especiais para harmonizar com mais de 70 rótulos de vinho de inverno da própria Cave.

Endereço: ESP-020, s/n – Bartho, Espírito Santo do Pinhal/SP

(19) 3651-3387

Destino: Araraquara

Hotel Fazenda Salto Grande

A Fazenda Salto Grande foi construída em 1850 com mais de 500mil m² para o cultivo de café, arroz, laranja e criação de gado. Em 1940, a propriedade foi comprada pela família Lupo, reconhecida mundialmente pela fabricação de meias que, em 1992, decidiu transformá-la no Hotel Fazenda Salto Grande. O nome do local é uma menção à cachoeira de 50 metros de queda d’água da fazenda, que hoje é uma referência de preservação histórica e do meio ambiente. Dentro do Hotel tem uma Museu que contempla a história do café cultivado por tantos anos nesta fazenda. Há diversão para os pequenos e descanso para os adultos. Trata-se de um lugar privilegiado pela natureza e com uma infraestrutura completa. É a união do conforto urbano com o aconchego do campo.

Endereço: Rodovia Washington Luiz Km 273 Quitandinha, Araraquara/SP

(16) 3301-2160

Destino: Bragança Paulista

Hotel Fazenda Dona Carolina

Construída em 1872, foi uma importante produtora de café e pioneira do movimento abolicionista no Brasil. Neste Hotel é possível conhecer todo o processo realizado na Fazenda desde sua fundação, em 1872, para a confecção do exclusivo café Dona Carolina. O Tour traz todos os detalhes e cuidados com a qualidade da plantação até chegar à sua xícara. Há também campos de futebol e vôlei para toda a família participar da atividade, seja torcendo ou jogando. Os campos, rodeados pela Mata Atlântica e lago, podem ser também uma boa opção para jogos e eventos corporativos. Há muitas formas de diversão no Hotel Fazenda Dona Carolina que foi projetado para integrar natureza e história por 100 hectares com muito conforto.

Endereço: Estrada Municipal Manoel Stefani Km 39,5 da Rod. Alkindar Monteiro Junqueira. Rod. Itatiba, Bragança Paulista/SP

(11) 4534-9863

Destino: Bananal

Hotel Fazenda Boa Vista

O Hotel já foi a fazenda mais rica do ciclo do café no século XIX e hoje preserva sua rica história através de sua beleza arquitetônica no estilo colonial. O início de sua construção foi datado em 1780, no período do Brasil Colônia. Vale destacar que o Hotel Fazenda consegue, nos dias de hoje harmoniosamente, unir o conforto, o requinte e o rústico. O contato com a natureza e com os animais na fazenda faz parte dos atrativos. Uma saborosa comida típica da roça, com tempero peculiar da região e dos antepassados é uma das características mais procuradas pelos visitantes. O cenário da fazenda carrega inspiração para diversas produções cinematográficas e televisivas, tais como: O Casarão (1976), Dona Beija (1986), O Coronel & o Lobisomem (1995), Cabocla (2004), Um Só Coração (2004), Sinhá Moça (2006), Beleza Pura (2008), Saramandaia (2013), O Prisioneiro da Liberdade (2019); além de produções internacionais como a série Equador (2008), da emissora TVI, de Portugal.

Endereço: Rod. dos Tropeiros, s/n, Zona Rural, Bananal/SP

(24) 998764521

Destino: Itu

Fazenda Capoava

A Capoava foi inaugurada em março de 2001 com a proposta de oferecer a todos um atendimento familiar e intimista, conduzido por uma equipe acolhedora e sempre comprometida com a sustentabilidade, transformando pequenas experiencias em grandes memórias. Circundada por natureza exuberante e privilegiada, a Fazenda tem de um lado a Mata Atlântica, que acompanha os lagos que ladeiam toda a fazenda e, de outro, as rochas de granitos chamadas Matacões, vestígios de uma longínqua era vulcânica com mais de 600 milhões de anos. Conta a história que em 1881 a propriedade foi vendida e rebatizada de “Fazenda Japão”, iniciando uma nova e forte fase, a do Ciclo do Café brasileiro. Tornou-se então uma das principais propriedades cafeeiras de São Paulo, gerando riquezas e fazendo jus ao seu antigo nome: Capoava que, em tupi, significa “terra fértil”. No início do ano de 2000 a fazenda foi vendida e transformada em hotel, voltando a ter seu nome original, “Fazenda Capoava”.

Endereço: Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 89,9 s/n: Zona Rural, Itu/SP

(11) 2118-4142

Leave a Response