terça-feira, 20 fevereiro, 2024
Turismo

Três motivos que fazem da Madeira a melhor ilha da Europa

Crédito: Turismo da Madeira

O arquipélago reserva atrativos incríveis para casais, famílias e grupos de amigos

Matéria: Divulgação
Foto: Turismo da Madeira

A Ilha da Madeira, em Portugal, ganhou por oito anos consecutivos o título de “Melhor Destino Insular do Mundo” pelo World Travel Awards, uma das mais prestigiadas premiações do setor de turismo. Além de belas paisagens, o destino possui diversos outros atrativos que fazem jus à quantidade de prêmios que já recebeu.

Conheça um pouco mais desta fantástica ilha que fica no meio do Oceano Atlântico.

É muito mais que uma ilha

Ao imaginar uma viagem para qualquer ilha do mundo, é normal que os viajantes pensem em descanso e tranquilidade. Na Madeira é possível encontrar essa calmaria, mas a verdade é que o destino reserva muito mais que isso. Funchal, capital da ilha, tem em seu DNA a beleza e o agito de outras cidades europeias, porém com o charme de uma cidade litorânea, cercada por um imenso mar. Por lá é possível conhecer diversos pontos turísticos, como o Museu de Arte Contemporânea, Jardim Botânico, Mercado dos Lavradores, Teleférico do Funchal, CR7 Museu, do famoso jogador de futebol Cristiano Ronaldo, e outros atrativos.

Produz um dos melhores vinhos do mundo

De sabor intenso e inconfundível, o vinho Madeira é um verdadeiro sucesso em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. A fama da bebida está diretamente ligada à excelência da matéria-prima e aos detalhes do incrível processo de produção, desde os campos até as caves de vinho. As uvas, por sua vez, são cultivadas no clima ameno madeirense, um dos principais motivos que torna o fruto de alta qualidade. Vale fazer uma harmonização da bebida com a gastronomia local.

Os famosos canais de irrigação são patrimônios da Unesco

Há mais de 400 anos, os colonizadores da Madeira construíram canais de irrigação que levam água do norte ao sul da ilha. Chamados de levadas, eles fazem parte de belíssimos cenários madeirenses, que formam grandes caminhos em meio à vegetação nativa, permitindo que turistas e moradores possam caminhar e apreciar a paisagem. A Madeira possui mais de dois mil quilômetros de levadas. Entre as mais procuradas estão a Levada do Rei e a Levada do Cedro. Desde maio de 2023, as levadas se tornaram Patrimônio Mundial da Unesco.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.

Leave a Response