Matéria e foto: Divulgação

Nas indicações, você encontra, entre outros, obras sobre envelhecimento, as diferenças de gerações e a perda da figura materna

As mulheres merecem um momento para relaxar neste Dia das Mães! Elas, que equilibram suas vidas entre as demandas da maternidade, da família e do trabalho, costumam deixar suas horas de autocuidado de lado para zelar pelos outros. Por isso, esta lista incentiva todas a tirarem um tempo para descansar na companhia de um bom livro.

Nas sugestões, há obras que tratam sobre a saudade da figura materna, os aprendizados com as perguntas das crianças, a sobrecarga diária e o fortalecimento emocional feminino. Escolha seu título preferido:

Conversas que não tive com minha mãe

Felipe Brandão, escritor e gerente editorial da Planeta de Livros, perdeu a mãe quando tinha quatro anos. Ele escreveu este livro como uma forma de registrar o amor, o afeto e a saudade da mulher que sempre carregou dentro de si, mesmo que a própria memória da figura materna seja imprecisa. Entre os textos, o autor reflete sobre as conversas que poderiam ter acontecido em uma manhã de domingo, na varanda de casa, no meio de risadas, acolhimentos e um café.
(Autor: Felipe Brandão | Onde encontrar: Amazon)

Posso fazer uma pergunta?

Escritora, professora e mãe, Gisele Moreira se inspirou nas perguntas de suas filhas para escrever as crônicas do livro Posso fazer uma pergunta?. Nos capítulos, ela mostra a importância da escuta ativa com as crianças e a profundidade dos questionamentos infantis, que muitas vezes passam despercebidos aos olhos dos adultos. Esta obra é dedicada a todos os pais e educadores que querem aprimorar sua relação com os pequenos.
(Autora: Gisele Moreira | Onde encontrar: Amazon)

Histórias para mães dormirem

Com tantas obrigações, é comum conhecer mães que enfrentam noites de insônia. Mas elas também precisam de um sono de qualidade, e, por isso, Alzira Souza Umbelino Cardillo publicou a obra Histórias para mães dormirem. Os contos narram a história de várias mulheres em diferentes contextos da maternidade. Com um texto leve, simples e curto, o livro é um acalento ao fim de dias particularmente difíceis.
(Autora: Alzira Souza Umbelino Cardillo | Onde encontrar: Amazon)

Com que realidades essas camisolas acordam?

A antropóloga, estilista e escritora Raquel Marinho lança um olhar para as mães que sobrecarregam seus dias para dar conta de todas as responsabilidades. Nesta ficção, Amanda é uma designer em busca de reconhecimento profissional que precisa equilibrar as demandas do trabalho com os cuidados a um filho doente. A autora traça, assim, um panorama da situação de muitas mulheres na sociedade atual.
(Autora: Raquel Marinho | Onde encontrar: Amazon)

De Salto Alto

Nestes contos, Renata Barrozo Baglioli analisa as relações íntimas a partir da voz feminina. Aborda vários assuntos, como as dificuldades do matrimônio, os preconceitos de classe, a homofobia, o machismo e as exigências sociais impostas para as mulheres. Nas histórias, mostra desde os conflitos geracionais entre uma avó e uma neta até as consequências das redes sociais no núcleo familiar.
(Autora: Renata Barrozo Baglioli | Onde encontrar: Amazon)

A menina que queria ter rugas

No livro A menina que queria ter rugas, a autora Fernanda Moro retrata três gerações de mulheres da mesma família que enxergam o envelhecimento de maneiras totalmente diferentes. Sofia, a protagonista, é uma criança que deseja os chamados “pés de galinha”. Dona Beatriz, a mãe, aproxima-se dos 50 anos e começa a perceber os primeiros sinais em sua pele, mas os detesta. Já a avó, Anita, aprendeu com o tempo que essas marcas representam a força, a luta e o poder feminino. Uma obra para refletir sobre a beleza feminina e as cobranças estéticas sobre as mulheres.
(Autora: Fernanda Moro | Onde encontrar: Amazon)

Por causa de você, mãe

O amor e o apoio da mamãe moldaram seu mundo e quem você é dentro dele. Esta é a celebração da diferença que ela faz todos os dias. Escrito pelo autor best-seller do New York Times, Kobi Yamada, este cativante livro-presente combina ilustrações adoráveis desenhadas à mão e sentimentos agradáveis para agradecer à mãe por seus braços e coração sempre abertos.
(Autor: Kobi Yamada | Onde encontrar: Amazon)

Conta pra mim, mãe

Com perguntas e propostas de atividades, este diário guiado ajudará sua mãe a lembrar e registrar a própria história, bem como suas crenças e seus valores. Você o dá como presente, e ele volta como recordação ou um registro em primeira mão da trajetória da sua família. A ideia é estimular a transmissão de narrativas que serão respondidas no próprio livro para que sirva de lembrança, além de mediar o início de uma longa e profunda conversa.
(Onde encontrar: Amazon)

E agora, pra onde?

Para Tania Moschini, as viagens são a tônica da vida. Por isso, no lançamento E agora, pra onde?, além de compartilhar experiências mundo afora, ela também explica como a relação com as filhas está conectada a essas aventuras. Em algumas crônicas, a mãe conta sobre momentos engraçados em família, traça as diferenças de personalidade entre as garotas e ainda revela de que forma algumas experiências impactaram na dinâmica familiar.
(Autora: Tania Moschini | Onde encontrar: Amazon)

Falando de Si

Entre a ficção e a realidade, Falando de Si é um romance psicológico. Prestes a completar 50 anos, a protagonista reflete sobre sua história desde a infância. Após sofrer com o abandono dos pais, a personagem é acolhida por avós e tias que constroem as bases de sua vida. Quando cresce, dedica-se intensamente aos filhos, netos e marido, mas esquece de ir atrás dos próprios sonhos. Este livro é uma história pessoal, mas retrata a vida de várias mulheres brasileiras.
(Autora: Simone Santos Guimarães | Onde encontrar: Amazon)

Pílulas para uma vida feliz e produtiva

Esta obra é o resultado do fortalecimento da relação entre Abilene Rodrigues e a mãe. Quando estava idealizando Pílulas para uma vida feliz e produtiva, a jornalista decidiu colocar em prática os conselhos e as atividades com a matriarca. Por meio dessas ações, sua mãe, que vive com esclerose múltipla, conseguiu estímulo para terminar a faculdade de Libras e ter uma vida com maior qualidade.
(Autora: Abilene Rodrigues | Onde encontrar: Editora CoachI)

Inteligência emocional feminina

Ao analisar centenas de relatos de alunas e de clientes sobre as dificuldades enfrentadas pela ausência de inteligência emocional, a escritora Simone Salgado sentiu a necessidade de expor seu aprendizado, resultado de mais de oito anos de estudo. Sem fórmula mágica, a proposta é fazer com que as leitoras gerenciem com mais assertividade as emoções, para ter uma vida com maior equilíbrio psicoemocional, administrando as emoções negativas e, consequentemente, potencializando os sentimentos positivos.
(Autora: Simone Salgado | Onde encontrar: Amazon)

Mulheres Improváveis

Um livro para mulheres fortes, inspiradoras e determinadas, assim como as mães! Com a intenção de fazer com que mulheres compreendam verdadeiramente o quão fortes e corajosas são, a pastora e mentora Viviane Martinello escreveu Mulheres Improváveis. A autora é uma das cristãs mais influentes na internet e reúne, na obra, palavras de sabedoria sobre como Deus é especialista em traçar destinos e transformar corações.
(Autora: Viviane Martinello | Onde encontrar: Amazon)

O poder da mulher que ora

Esse livro é para você, mulher! A consagrada autora Stormie Omartian revela como Deus pode trazer respostas para as perguntas mais angustiantes. Você descobrirá como Ele aplaina seu caminho, acalma as tempestades, mantém a segurança e até mesmo simplifica o que parece complicado demais. Nada disso, porém, acontece por acaso, sem oração.
(Autora: Stormie Omartian | Onde encontrar: Amazon)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *