terça-feira, 16 abril, 2024
Carnaval

Folia com Sustentabilidade e Inclusão Social no carnaval 2024 de São Paulo: Camarote Avenida Promove Revolução ESG no Anhembi

Crédito: Patrick David

Conheça as práticas sustentáveis, descartes conscientes, promovendo uma festa alinhada com os princípios ambientais globais.

Matéria: Divulgação
Foto: Patrick David

Em seu segundo ano consecutivo no carnaval de São Paulo o Camarote AVENIDA destaca-se pela incorporação dos princípios ESG, com práticas sustentáveis e inclusivas, transformando a festa dos foliões em responsabilidade ambiental.

Os eventos acontecem nos dias 03, 09, 10, 11 e 17 de fevereiro, prometendo não apenas agitar o Anhembi com os desfiles das escolas de samba, mas também proporcionar uma vivência diferenciada aos participantes. O camarote assume uma postura vanguardista ao adotar práticas de ESG, abrangendo os pilares Ambientais, Sociais e Governança.

Segundo o site oficial da ONU no Brasil, os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

“Nosso objetivo é promover o evento de uma forma que conscientize o público sobre a importância da aplicação de práticas com impactos positivos nas áreas sociais, econômicas e ambientais, conforme a ODS 12. Para isso, estabelecemos uma avaliação, pautada nos padrões internacionais da ONU, para adaptarmos o Camarote Avenida de acordo com as boas práticas de sustentabilidade. Todos os participantes poderão curtir o carnaval de forma sustentável”, destacou Fernando Pascui, Advogado especialista em entretenimento e produtor executivo do camarote AVENIDA.

A ODS 12 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 das Nações Unidas), destaca o compromisso com um mundo mais sustentável, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional fundada em 1945 para intermediar as relações internacionais, harmonizar a ação das nações diante de objetivos comuns, atuar para o desenvolvimento mundial e garantir a paz.

A ONU reprime atos de agressão internacional em conformidade com os princípios da justiça e do direito internacional. Desenvolve relações amistosas entre as nações e atua para obter uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário.

Além disso, a organização promove e estimula o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, sem distinção de raça, gênero, língua ou religião.

Os organizados revelam uma série de compromissos que transcendem o convencional, moldando uma nova narrativa para eventos do gênero em todos os aspectos.

Outros destaques que o Dr. Fernando reforçou, são os compromissos ESG em Alimentação e Bebidas, segundo ele, nesta categoria são definidas ações para evitar desperdícios e fomentar práticas sustentáveis, como o dimensionamento que ecoam o compromisso ambiental, juntamente com dispensers de água e um olhar cuidadoso com A&B.

O engajamento ativo de todos os envolvidos para promover um ambiente sustentável, impulsiona a redução de resíduos, a abordagem ecológica do Camarote Avenida para o carnaval deste ano é “Lixo Zero” , afirma o Dr. Pascui.

Além da conscientização sobre a importância da sustentabilidade para o planeta, os organizadores destacaram sua responsabilidade social, com avaliações detalhadas de segurança e saúde no trabalho, a contratação de fornecedores locais e cuidados com acessibilidade contribuindo para uma abordagem mais inclusiva.

Segundo o empresário, garantir um ambiente acolhedor, diversificado e de fácil acessibilidade é uma prioridade, assegurando que todos possam desfrutar da festa sem barreiras.

“Outro ponto importante o qual vem sendo trabalhado pela equipe do Avenida, é a conscientização do seu público em optar se deslocar para o sambódromo utilizando outras opções de transporte como, ônibus/ metrô ou até mesmo de carona com amigos, a fim de diminuir a emissão de gazes nocivos ao nosso planeta”. Inclusive o nosso camarote disponibilizara um ônibus que fará o trajeto do receptivo de um hotel até o sambódromo.

Em 2023 o Avenida foi o primeiro camarote do Brasil de iniciativa privada a ter na formatação do espaço um intérprete em libras durante o carnaval. “Nosso objetivo é promover a festa de uma forma de conscientização com a aplicação de práticas com impactos positivos de respeito e da sustentabilidade no mercado de entretenimento, aproximando a geração de impacto socioambiental com o lazer, ou seja, se divertir regenerando planeta”, acrescentou o produtor executivo do camarote AVENIDA.
“O compromisso com práticas conscientes é um passo significativo para toda população mundial, a festa no Anhembi se torna não apenas um espetáculo de cores e ritmos, mas um exemplo a ser seguido. O Carnaval de São Paulo ganha uma nova dimensão, onde a folia é conduzida pelo compasso da responsabilidade e da diversidade”. Finaliza o Dr. Pascui

• Desfiles do Grupo de Acesso 2 estão marcados para o dia 03 de fevereiro;
• Apresentações da divisão principal acontecem nas noites de 9 e 10 de fevereiro, sexta e sábado, com sete escolas por noite;
• Desfiles do Grupo de Acesso 1 estão marcados para o dia 11 de fevereiro;
• Desfiles da Campeãs estão marcados para o dia 17 de fevereiro.

Veja dias e ordem dos desfiles no Sambódromo do Anhembi:

*Sábado 03/02 – Grupo de Acesso 2

1ª – Unidos de São Miguel
2ª – Unidos de São Lucas
3ª – Imperatriz da Pauliceia
4ª – Amizade Zona Leste
5ª – Uirapuru da Mooca
6ª – X-9 Paulistana
7ª – Camisa 12
8ª – Cidade Líder
9ª – Imperador do Ipiranga
10ª – Morro da Casa Verde
11ª – Unidos do Peruche

*Sexta-feira 09/02  – Grupo Especial

1ª – Camisa Verde e Branco
2ª – Barroca Zona Sul
3ª – Dragões da Real
4ª – Independente Tricolor
5ª – Acadêmicos do Tatuapé
6ª – Mancha Verde
7ª – Sociedade Rosas de Ouro

*Sábado 10/02  – Grupo Especial

1ª – Vai-Vai
2ª – Tom Maior
3ª – Mocidade Alegre
4ª – Gaviões da Fiel
5ª – Águia de Ouro
6ª – Império de Casa Verde
7ª – Acadêmicos do Tucuruvi

Domingo 11/02 – Grupo de Acesso 1

1ª – Dom Bosco de Itaquera
2ª – Torcida Jovem
3ª – Nenê de Vila Matilde
4ª – Pérola Negra
5ª – Colorado do Brás
6ª – Unidos de Vila Maria
7ª – Terceiro Milênio
8ª – Mocidade Unida da Mooca

Serviços:
Camarote Avenida
Local:
Sambódromo do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo/SP)

Leave a Response