terça-feira, 16 abril, 2024
Literatura

O Romance ‘esquecido’ de Machado de Assis

Crédito:

“Casa Velha”, obra publicada nos folhetins da Revista Carioca em 1886 e redescoberta nos anos de 1940, ganha edição atualizada pelo Grupo Editorial Edipro

Matéria: Divulgação
Foto: Acervo Domínio Público

Considerado por muito tempo um “romance esquecido” de Machado de Assis, Casa Velha foi a única narrativa não publicada em forma de livro enquanto o autor era vivo. Lançada primeiramente como folhetim entre 1885 e 1886 pela Revista Carioca, a obra que é um retrato dos traços da primeira fase literária do autor, permaneceu no esquecimento durante décadas até ser resgatada, em 1943, por críticos literários e pesquisadores.

Com uma nova edição integral revisada pela Via Leitura, selo do Grupo Editorial Edipro, nesta obra o leitor acompanha as lembranças de um padre que investiga documentos sobre o Primeiro Reinado na residência de um falecido ministro: ele descobre uma história de amor incestuosa entre o herdeiro Félix e a agregada da casa, Lalau e faz um balanço das perdas e ganhos dessa paixão.

Amor non inprobatur, escreveu o meu grande Santo Agostinho. A questão para ele, como para mim, é que as criaturas sejam amadas e amem em Deus. Assim, quando desconfiei, por aquele gesto, que esta moça e Félix eram namorados, não os condenei por isso, e para dizer tudo, confesso que tive um grande contentamento. (Casa Velha, p. 25)

Ao longo de dez capítulos, Machado de Assis sugere haver um grande paralelo entre as esferas públicas e privadas da vida e mostra como um drama familiar pode ser um retrato fidedigno do Brasil no século XIX. Embora este título tenha sido publicado postumamente na fase realista do autor, ele ainda apresenta os principais temas abordados no ápice de sua escrita romântica.

Leitura obrigatória para o vestibular da Unicamp 2024, Casa Velha é a 6.ª obra de Machado de Assis que integra a coleção Biblioteca Luso-Brasileira do Grupo Editorial Edipro. Além do texto original, esta edição atualizada conta notas explicativas para os termos e linguagens não usuais, ideal para guiar os estudos dos vestibulandos.

Ficha técnica: 
Título: Casa Velha
Autor: Machado de Assis
Editora/selo: Via Leitura
Coleção: Biblioteca Luso-brasileira
Edição: 1ªed. 2023
Número de páginas: 80
ISBN: 978-6587034294
Preço: R$ 26,90
Onde encontrar: Amazon

Sobre o autor:

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu e viveu no Rio de Janeiro entre os anos de 1839 e 1908. É o fundador da Cadeira n.º 23 da Academia Brasileira de Letras e ocupou por mais de dez anos a sua presidência. Aos 15 anos incompletos, publicou seu primeiro trabalho literário, o soneto “À Ilma. Sra. D.P.J.A.”, no Periódico dos Pobres. Desde então, passou a colaborar com diversos jornais e revistas, alcançando reconhecimento, publicando contos e romances e tornando-se um dos maiores nomes da literatura brasileira.

Sobre a editora:

O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.
Acompanhe o Grupo Editorial Edipro no Instagram: @Editoraedipro

Leave a Response