A nutricionista clínica funcional, Dra Gisela Savioli, ensina receitas para começar a desinflamar e aumentar a disposição até o feriado prolongado
Matéria: Divulgação
Foto: Getty Images
Há pouco menos de um mês para o Carnaval, já é possível ver academias cheias e pessoas mais comprometidas com dietas. O objetivo é comum: ficar livres de quilos extras até o feriado. Mas será que existe alguma receita milagrosa para eliminar os quilos indesejáveis de forma tão rápida? Além de cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos , a nutricionista clínica funcional, Dra. Gisela Savioli, apresenta receitas naturais que ampliam a capacidade de detoxificação do corpo (o famoso detox), hidratam e também fornecem nutrientes para uma melhor energia e disposição, ideais para serem adotados no período.
Uma das sugestões é fazer um suco com melancia, banana verde e canela, três ingredientes anti-inflamatórios e energéticos. “A melancia é rica em água e tem licopeno, um poderoso antioxidante e aliado especialmente neste período de folia, que acabamos prejudicando o sono noturno. O pulo do gato é você fazer o suco com a parte vermelha da fruta, mas usando pelo menos um centímetro da parte branca perto da casca, riquíssima em citrulina.”
Citrulina, explica Dra Gisela, é um potente vasodilatador que faz com que o corpo distribua melhor os nutrientes para todas as células, conferindo uma melhor performance até muscular. “Outra proposta é investir no pepino, sensacional, diurético, baixo custo e funcional. A água extraída do alimento é estruturada, hidrata, sacia e ajuda na detoxificação. Por isso eu recomendo bastante a água de pepino para ser consumida diariamente”.
A meta é desinflamar
“Os excessos típicos do mês de carnaval e a ânsia de enxugar as medidas até os dias de festa podem nos levar a escolhas erradas. Bebida alcoólica, comida com glúten, leite animal, industrializados e corantes são alguns dos alimentos que formam um combo inflamatório no nosso corpo e dificultam o emagrecimento”, pontua Dra Gisela Savioli.
Pele opaca, unha fraca e queda de cabelo são alguns dos sinais de inflamação no corpo. De acordo com a nutricionista, a inflamação é um processo natural do organismo, mas quando se torna crônica, pode causar uma série de problemas de saúde.
E uma das principais causas da inflamação é a alimentação típica do ocidente. “Gosto muito da frase ‘descascar mais e desembalar menos’. Essa é uma forma de promover ao corpo todo aporte de nutrientes que ele necessita para desinflamar. Também é importante fazer musculação, o melhor exercício para as mulheres mais maduras, caminhar para promover o que eu chamo de hábito de higiene de dentro para fora, pois quando você transpira elimina toxinas pelo suor.”
Como começar o detox para o Carnaval?
A primeira orientação dada pela nutricionista é beber muito mais água, porém, de uma a duas vezes por dia, fazer a água de pepino, além de substituir o tradicional leite com café no café da manhã – dado que o leite animal é inflamatório – por um suco de melancia apelidada de “espanta cansaço”.
“Claro que um alimento sozinho não é capaz de promover o Detox. Porém podem ser um primeiro passo e apoiar no seu compromisso de priorizar a saúde, com uma alimentação rica em comida de verdade, que nutre corpo e também o espírito”, complementa a especialista.
RECEITAS PARA COMEÇAR
Água de Pepino
Ingredientes
– Um pepino grande inteiro e com a casca
Modo de preparo
– Passe o pepino pela centrífuga e consuma toda aquela água estruturada
Você inclusive pode usar essa água no preparo de outras bebidas.
Suco energético de melancia
Ingredientes
– Melancia com as sementes
– 1 centímetro da parte branca da melancia
– Canela
– Uma rodela de banana verde
Modo de preparo
– No liquidificador, bata a melancia com a parte branca e as sementes primeiro e depois coe para não ficar uma sensação desagradável quando engolir. Eu sempre peço para usar as sementes batidas, pois elas são excelentes antifungicos naturais.
– Em seguida, bata novamente o líquido coado com a banana e a canela.
A especialista orienta ainda investir em temperos detox, como coentro e hortelã. “O mais importante nisso tudo, no entanto, é tomar uma decisão. Consuma diariamente, durante esses dias, pelo menos cinco cores de alimentos naturais. E troque o tradicional açúcar por purê de maçã para adoçar os alimentos”, finaliza.
Por fim, a nutricionista reforça que esse plano alimentar também pode ser seguido no pós festas para desintoxicar o organismo.
Sobre a Dra. Gisela Savioli:
Dra. Gisela Savioli é nutricionista clínica funcional, fitoterapeuta, além de especialista em Saúde da Mulher no Climatério pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSPUSP) e graduanda pelo Instituto de Medicina Funcional dos EUA. Autora de 10 livros, o último deles publicado em 2021 – Intestino é onde tudo começa e não onde tudo termina. A publicação figura entre as mais vendidas na área de Nutrição, Saúde e Família da Amazon Brasil. É apresentadora da TV Canção Nova e foi a nutricionista responsável pela visita do Papa Bento XVI durante sua estadia no Brasil em 2007. Com mais de dois milhões de seguidores nas redes sociais Instagram e Youtube (@giselasavioli), foi escolhida como health advocate – defensora das mídias sociais — nas conferências internacionais de 2014, 2015 e 2016 promovidas pela pela Janssen Pharmaceuticals. Já atendeu mais de 2.500 pacientes e ensinou mais de 10 mil alunos a fazerem dos alimentos os seus melhores medicamentos.